Blue skies from pain...”
E continua a tocar e a desafinar todo o meu sentido de melancolia, todo o magoado da tristeza em musica, todo o conceito de saudade. Ouvi esta musica tinha eu os meus 6, 7 anos talvez. Estava gravada num vinil, velhinho, que o meu pai trouxe do Brasil, onde viveram durante uns anos, antes de se fixarem definitivamente em Portugal. Recorda-me as horas da minha adolescência, da minha geração rasca, a ouvir perdida os acordes da guitarra, calmos, quase hipnóticos, tocados com uma preguiça muito característica desta musica. Cada verso, é como um passo num campo de areia movediça e há um sol, encoberto, que não nos deixa respirar livremente ao ouvir a musica. Há o “desespero” do passar do tempo, da perda, há o sentido de falta de norte, quer na maravilhosa melodia que nos prega ao chão, que na letra, tão forte, e tão poderosa, que acompanha cada momento da canção.
Sem duvida ainda hoje eu deliro a ouvir esta musica, ainda hoje me lembro das noites sentada na minha varanda, quando ainda os sonhos eram todos possiveis, e pensar que dentro de mim já conhecia esta tristeza sem fim da perda humana, mesmo em vida.
“Wish you were here” é um album conceptual dos grandiosos Pink Floyd, lançado no ano de 1975 e é considerado um dos maiores albums da banda, estando em 209º lugar no Rolling Stones 500 Greatest Albums of All Time. Durante um ano inteiro, a musica “Wish you were here” teve nos tops de musica. O album ganhou o sextuplo multiplantina em 1997.
Pink Floyd criaram uma musica genial. Recriaram a Sensação de Saudade em notas de musica.
So, so you think you can tell Heaven from Hell,
blue skies from pain.
Can you tell a green field from a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?
And did they get you to trade your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
And did you exchange a walk on part in the war for a lead role in a cage?
How I wish, how I wish you were here.
We're just two lost souls swimming in a fish bowl, year after year,
Running over the same old ground.
What have you found? The same old fears.
Wish you were here.
1 comment:
Esta é uma daquelas músicas que irá viver para sempre, uma sentida homenagem a um velho companheiro, mas que pode abranger tudo o mais. Tal como disseste, é sem dúvida o tema da saudade. Um tema fantástico de um álbum fantástico de uma das grandes bandas do século XX.
Post a Comment