Sunday, July 1, 2007

Sanvean - Dead Can Dance

“Sanvean” é provavelmente uma das musicas mais arrepiantes do grupo (já separado) Dead can Dance. Do álbum “Toward The Within”, eu ouvi esta musica pela primeira vez à dois anos, sensivelmente, tornando-se prontamente uma musica inesquecível e sempre presente em todos os momentos mais espirituais que tenho memória. A sua versão ao vivo, que foi a que me chegou primeiramente às mãos, foi uma doce redescoberta da sonoridade incrível da voz de Lisa Gerrard (já ouvida em bandas sonoras de filmes) e um encontro do estilo “de hoje para sempre” com uma das bandas que se tornou a minha favorita de todos os tempos. É das poucas musicas que automaticamente me trouxe um arrepio na espinha e lágrimas aos olhos.

Como falar de “Sanvean”?

“Sanvean” significa “I’m your shadow”. Começa com uma sonoridade de melancolia agarrada às notas musicais até que a voz nos leva numa viagem, dentro de nós mesmos, em busca da beleza da nossa própria tristeza. Como algo que se arrasta indolentemente nas paredes de um quarto magnificamente decorado, com todo o belo sentimento possível, mas completamente esquecido por algum motivo que nos escapa. A voz leva-nos a essas paredes, a essa janela enorme por onde entra o frio da noite, e acaba, deitada num divã esquecido, coberta com alguma manta de veludo, onde descansam lágrimas.

Quando me deram a musica para ouvir disseram-me “apaga as luzes, fica no escuro, e ouve”.

Eu respondi depois “se a Lua tivesse voz, seria assim que ela cantaria”.



5 comments:

Miana said...

o texto da logo vontade de ouvir a musica...boa descriçao^^

e boa iniciativa

Morfina said...

Bela ideia...

Fernando Ferreira said...

Excelente maneira de iniciar este pequeno sonho. E esta primeira escolha é a ideial para criar uma categoria, a categoria do arrepio

:D

Tiago Ramos said...

Fui ... sa... cóf cóf...car a música e adorei! : )

Cecile said...

amei sua frase:Eu respondi depois “se a Lua tivesse voz, seria assim que ela cantaria”.


parabens exatamente oque senti quando ouvi