Friday, August 10, 2007

Bohemian Rhapsody - Queen

Nem sem por onde começar... Aclamada muitas vezes como a melhor música de sempre em diversos tops e sondagens, esta canção foi sem dúvida um (dos muitos, diga-se) golpe de génio dos Queen e principalmente do seu vocalista e frontman, Freddie Mercury. Com a ideia inicialmente a ser formada a partir da música My Fairy King do primeiro álbum, Freddie foi construindo esta ideia de ter uma rapsódia (a definição clássica de rapsódia é de uma peça com diversas secções distintas reunidas em um só movimento) com uma parte de ópera. Parte essa que foi um pesadelo para gravar dadas as limitações técnicas da altura: usando o gravador de 24 pistas, quando acabaram os cerca de 180 overdubs das vozes, que demoraram cerca de 70 horas, tinham um total de 120 vozes. As fitas ficaram quase transparentes e começaram inclusivamente a deitar fumo, quase arruinando uma das músicas mais emblemáticas do século XX. Embora as letras demonstrem uma semelhança enorme com a obra de Albert Camus - O Estranho, Mercury nunca revelou exactamente qual é o verdadeiro sentido da música, tendo dito ao seu amigo Kenny Everett que as letras não passavam de baboseiras que rimavam. Perguntado sobre o sentido destas, Brian May disse que provavelmente nunca iríamos saber o real significado destas, mas que mesmo que ele soubesse não iria dizer porque iria tirar a capacidade e liberdade de cada pessoa se identificar com ela, prendendo-a a apenas um sentido. Provavelmente reflecte problemas que Freddy atravessava na sua vida pessoal, mas que, de qualquer maneira, é melhor deixar essa pergunta a pairar no ar.
Esta música também marca o primeiro video-clip feito na história da música. Tudo porque eles foram convidados para o programa popular na Grã-Bretanha, Top Of The Pops, mas fizeram tudo para não irem, já que o programa em si era visto como algo aborrecido para eles e já que era para cantarem e tocarem em playback, decidiram gravar um vídeo (e foi mesmo gravado em vídeo e não em filme) exactamente para poderem escapar à actuação. Mal sabiam eles que estariam a lançar uma moda que se alongou às restantes bandas britânicas e tornou-se uma obrigação com o aparecimento da MTV no início dos anos 80. Parte do vídeo tem inspiração na capa do segundo álbum, onde a cara dos quatro membros está rodeada de sombras.
Uma das canções da minha vida, um clássico imortal que sempre que ouço me traz memórias do que fui e do que sou hoje em dia. Daquelas que me acompanhou quase sempre e que vai sempre acompanhar, gerando aquela identificação de que o Brian May falava. As diferentes fases, a tristeza, a beleza, a diversão, a raiva. Tudo junto numa só música. Representação musical da Vida em si.


Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality
Open your eyes
Look up to the skies and see
I'm just a poor boy
I need no sympathy
Because I'm easy come, easy go
Little high, little low
Any way the wind blows doesn't really matter to me
To me

Mama, just killed a man
Put a gun against his head
Pulled my trigger now he's dead
Mama, life had just begun
But now I've gone and thrown it all away
Mama
Didn't mean to make you cry
If I'm not back again this time tomorrow
Carry on, carry on
As if nothing really matters

Too late, my time has come
Sends shivers down my spine
Body's aching all the time
Goodbye, everybody
I've got to go
Got to leave you all behind and face the truth
Mama
I don't want to die
I sometimes wish I'd never been born at all

I see a little silhouetto of a man
Scaramouche, Scaramouche
Will you do the Fandango?
Thunderbolt and lightning
Very, very frightening me
(Galileo) Galileo
(Galileo) Galileo
Galileo, figaro
Magnifico
I'm just a poor boy and nobody loves me
He's just a poor boy from a poor family
Spare him his life from this monstrosity
Easy come, easy go, will you let me go
Bismillah!
No, we will not let you go
(Let him go!)
Bismillah!
We will not let you go
(Let hime go!)
Bismillah!
We will not let you go
(Let me go!)
Will not let you go
(Let me go!)
No, no, no, no, no, no, no
Oh, mama mia, mama mia
Mama mia let me go
Beelzebub has a devil put aside for me
For me
For me

So you think you can stone me and spit in my eye?
So you think you can love me and leave me to die?
Oh, baby
Can't do this to me, baby
Just got to get out
Just got to get right out of here

Nothing really matters
Anyone can see
Nothing really matters
Nothing really matters to me
Any way the wind blows



1 comment:

Clepsidras said...

Ah, ya, sim! Pois agora foi a tua vez de "roubares-me" uma musica. Bohemian Rhapsody acompanha-me desde sempre. Estranhamente familiar, vulgarmente conhecida, sempre especial. O Freddy tinha muita razão em não dar um sentido às letras, o sentido que ele lhe dava. Compreendo-o muito bem. A arte é para ser apreciada por cada um de nós de uma maneira livre... tal como a vida. Identifico-me com 90% da letra desta musica, hoje e sempre, uma miscelânea de palavras que me agrada aos ouvidos. ^^